Como os sistemas de inteligência artificial devem mudar a advocacia nos próximos anos – Advogado Online

Como os sistemas de inteligência artificial devem mudar a advocacia nos próximos anos – Advogado Online

notebook-codigo-fonte-mesa-escritorio-advogado-online

Tecnologia e Inteligência JurídicaAdvogado Online

O exercício da advocacia vem passando por transformações cada vez mais rápidas e frequentes em razão da implementação de tecnologia em diversos níveis.

Há pouco menos de 10 anos, absolutamente todos os processos judiciais tramitavam em papel, formando gigantescos processos com vários volumes e tramitação extremamente lenta.

Contudo, a digitalização dos processos tem se tornado uma realidade e atualmente quase todos os processos em tramitação no Estado de São Paulo são digitais, tramitando 100% de forma eletrônica.

Vantagens da digitalização

Mas as vantagens da digitalização processual não se resumem à economia de papel, maior velocidade de tramitação dos feitos, facilidade de acesso ao processo, economia de deslocamento etc. A grande vantagem da digitalização é a possibilidade de acesso a gigantescas bases de dados processuais, por meio das quais sistemas de inteligência artificial conseguem extrair um número quase infinito de informações, fundamentais para que pequenas, medias e grandes empresas possam definir suas estratégias jurídicas com eficiência.

Battaglia & Pedrosa Advogados online

Atualmente, o Battaglia & Pedrosa Advogados conta com um dos mais modernos sistemas de gestão processual, garantindo a emissão de informações completas e atualizadas aos seus clientes. Este sistema capta todas as movimentações processuais diretamente dos sistemas dos fóruns de modo que a atualização é instantânea, garantindo ações rápidas e preditivas.

Mas não é só. Apenas informação sem inteligência, de pouco adianta!

O Battaglia & Pedrosa conta também com mecanismo de inteligência artificial que analisa toda as bases de dados dos processos, fornecendo às empresas, por exemplo, gráficos claros e completos acerca do número de acordos firmados em determinado período, número de audiências, de contestações, de sentenças favoráveis ou não, dentre outras centenas de informações, possibilitando, por exemplo, identificar com exatidão em quais processos ou comarcas há maior chance de êxito, em quais é mais recomendável buscar um acordo, qual o tempo médio de cada processo por comarca, por juiz, etc.

Nossas sugestões de provisionamento contábil também contam com o auxílio da inteligência artificial, que analisa cada um dos processos, em comparação com uma base de dados nacional de processos semelhantes, estabelecendo qual o percentual de êxito real de cada caso, evitando provisionamentos excessivos, que engessam o fluxo de caixa da empresa, ou ínfimos, que colocam em risco a saúde financeira de médio e longo prazo.

Impacto na tomada de decisão

Todas essas informações são compiladas em relatórios gerenciais gráficos, que permitem aos gestores tomar melhores decisões estratégicas, com redução de custo jurídico e redução de tempo de tramitação processual.

A tendência é que nos próximos anos a advocacia como um todo se torne cada vez mais tecnológica, eficiente e inteligente. E seu advogado? Ainda está na era da pedra?

Paulo André M. Pedrosa

Autor da coluna “Direito & Negócios”, advogado do Battaglia & Pedrosa Advogados. Graduado em Direito pelo Mackenzie. Pós-graduado em Processo Civil pela PUC-SP. LL.M em Direito Societário pelo INSPER. Mestrando em Direito dos Negócios pela FGV-SP.

pauloandre@bpadvogados.com.br

1 comentário em “Como os sistemas de inteligência artificial devem mudar a advocacia nos próximos anos – Advogado OnlineAdicionar comentário →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *