Área verde com 60.000m2 corre sério risco de ser desmatada para construção de um condomínio
Não é segredo que o problema ambiental é cada vez mais uma preocupação de qualquer cidadão consciente da gravidade que a devastação das áreas verdes causa.
Nosso escritório representa junto ao STJ uma das mais importantes frentes de defesa do meio ambiente no Cidade de São Paulo, em ação civil pública movida contra o desmatamento ilegal do chamado Jardim Alfomares.
O “Jardim” ou “Chácara” Alfomares constitui uma área de aproximadamente 60 mil m² localizada no Alto da Boa Vista, zona sul de São Paulo, sendo uma das poucas áreas de Mata Atlântica do Bairro e de São Paulo.
Embora tenhamos vencido a ação em primeira instância, sendo reconhecidas diversas irregularidades na concessão de licença da obra e consignado pelo juiz de primeira instância que o dano ambiental era incontroverso, o caso foi revertido em favor da construtora no Tribunal de Justiça de São Paulo e, atualmente, aguarda tramitação de recursos no Superior Tribunal de Justiça para buscar a reversão de tal decisão.
O desfecho desta lide é emblemático para o problema ambiental decorrente do desmatamento inconsciente no Brasil. Os prejuízos decorrentes do desmatamento desta área são e serão sentidos por toda a população da região e da cidade como um todo.
Confira a entrevista para Record TV
É exemplo a impermeabilização do solo, que certamente agravaria em muito o sério problema de enchentes na região. O martírio da fauna presente no maciço também é sentido pela população que enfrenta a invasão de saguis e saruês, desnorteados com a perda e modificação de seu habitat.
A supressão de espécies protegidas e em extinção também se inclui nas consequências desse desmatamento, dentre inúmeras outras consequências nefastas que advém da ausência de consciência ambiental que tristemente é a principal marca de nossa civilização.
Importante ressaltar que a Construtora está iniciando obras no local sem aguardar o desfecho do processo e por tal razão nos unimos aos moradores da Cidade de São Paulo na divulgação de um abaixo-assinado contra o desmatamento ilegal do empreendimento Jardim Alfomares, que pode ser acessado pelo seguinte link: http://chng.it/rgyfWC6X5s
Onde está o ministério público,boara barrar a construtora, depois que houver o desmatamento não adianta.
Justamente este é o ponto, esse tipo de fauna e flora não se recuper a com o replantio