É necessário um advogado na compra e venda de um imóvel?

É necessário um advogado na compra e venda de um imóvel?

Assista ao vídeo

Omissão arriscada que pode ocasionar problemas maiores no futuro

Na maioria das vezes quando as pessoas vão comprar seu primeiro imóvel bate aquela dúvida de “para que eu preciso de um advogado nesta operação?”. Existem tantos modelos na internet, ou então, eu já tenho um corretor imobiliário que está cuidado da documentação!!

Estes exemplos citados são um dos erros mais comuns hoje em dia cometido por estas pessoas que vivenciam referida situação. Pensar que apenas ter um modelo de contrato já é o suficiente para realização de uma transação imobiliária, pode significar problema, pois uma transação imobiliária é muito mais complexa do que aquelas “simples” cláusulas do contrato, há entrelinhas e previsões que independente do que o contrato prevê, devem ser seguidas pois estão na lei.

Além disso, nem toda transação imobiliária se exige que se faça com intermédio de corretor de imóveis que, por vezes poderá ocorrer pela venda direta, sendo tudo negociado entre comprador e vendedor.

É importante frisar que, uma pessoa que realiza um negócio sem a devida assessoria jurídica, consequentemente, poderá perder o valor investido se não agir preventivamente. Justamente, o advogado irá auxiliar nos tramites, evitando-se com o risco da transação imobiliária.

Confira também: QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS EM UM CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL

Diante da breve exposição, não restam dúvidas que, mesmo diante da era da informação e de seu acesso fácil, podendo qualquer pessoa ter acesso a qualquer modelo de contrato ou mesmo um dado informativo, o advogado nos contratos de compra e venda é imprescindível, atuando como elementar devendo a sociedade compreender e valorar esta atuação, pois se evitam transtornos após a transação imobiliária (e podem as partes interessadas dormem sossegadas).

A dúvida quanto a contratação ou não de um advogado para assessoria das pessoas que vão adquirir seu primeiro imóvel existe já há algum tempo, porém a cada época de acordo com as tecnologias, vão surgindo justificativas diferentes para a arriscada não contratação, podendo ocasionar problemas maiores no futuro. Neste sentido, no vídeo publicado a Dra. Marcela explica qual o real papel do advogado nestas operações imobiliárias, ajudando assim as pessoas que hoje vivem esta situação a sanar esta dúvida.

Dra. Marcela de Brito

Advogada graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, com atuação em Contencioso Empresarial em questões ligadas à recuperação de crédito e negócios imobiliários e Direito de Família e das Sucessões em questões ligadas à empresas, como Planejamento Sucessório Empresarial e Holdings Patrimoniais. Pós-Graduanda em Direito e Negócios Imobiliários pela Universidade Damásio, Pós-Graduada em Direito de Família e das Sucessões pela Universidade Damásio, Pós-Graduada – LL.C em Direito Empresarial pelo INSPER.

Contato: marcela@bpadvogados.com.br

0 comentários em “É necessário um advogado na compra e venda de um imóvel?Adicionar comentário →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *