Por que treinar seus colaboradores para o atendimento ao consumidor?

Por que treinar seus colaboradores para o atendimento ao consumidor?

atendimento consumidor

A partir das incertezas e dificuldades enfrentadas por cada uma das empresas durante a Pandemia, verificou-se um aumento expressivo de 1.200% nos atendimentos realizados pelo PROCON de São Paulo no período da Pandemia (total de 15.656 atendimentos). A referida situação colocou luz ao atendimento precário prestado por diversas empresas, em grade parte gerado pela ausência de treinamento dos colaboradores.

Deste modo, considerando a forte demanda do principal órgão regulador das relações de consumo resta claro que muitas empresas se encontraram desamparadas e despreparadas em relação ao atendimento do consumidor. Mas, o que poderia ter sido feito de forma diferente no atendimento? O treinamento de colaboradores voltados ao atendimento.

No curso do desenvolvimento das atividades do seu negócio, já se perguntou o quanto você conhece das leis consumeristas? Em especial, você tem plena ciência de suas obrigações e direitos como fornecedor de produtos ou serviços? E os seus colaboradores, os quais lidam com o consumidor diariamente, eles possuem esse conhecimento?

Orientação Jurídica

O adequado atendimento ao consumidor prevê que os colaboradores devem estar bem treinados, e principalmente, juridicamente instruídos. As informações a serem prestadas devem ser claras, alinhadas ao Código de Defesa do Consumidor e a Política da Empresa. Nesse sentido, para melhor esclarecimento e resolução rápida da questão é fundamental que os colaboradores tenham conhecimento das Leis consumeristas para aplicá-las ao seu dia a dia. Assim, o investimento em treinamento dos colaboradores é essencial, e ainda é capaz de gerar diminuição significativa de reclamações em sites como Reclame.aqui, Procon e prevenir Ações Judiciais.

O treinamento elencado acima, considerando o conteúdo jurídico necessário pode ser realizado por escritórios de Advocacia especializados em Direito do Consumo, os quais possuem amplo conhecimento, bem como podem instruir melhor os colaboradores sobre as respostas adequadas para mitigar riscos judiciais. 

Dra. Fernanda Martins Freitas

Advogada Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica. Especialista em Arbitragem pela FGV e graduanda em Direito Empresarial pelo Insper (LL.C).

Contato: fernanda@bpadvogados.com.br

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